domingo, 9 de março de 2014

Minha hortinha de temperos caseira

Hoje neste domingo gostoso, dia de cuidar das plantinhas, não é mesmo? Pois é, dia de podar, tirar as folhas secas, plantar uma hortinha de temperos, que tal? Pois é, há cerca de 6 meses plantei cebolinha, orégano e salsinha em floreiras... além de ficar fofo, você economiza e vai ter temperinhos sempre fresquinhos sem agrotóxicos!

Eu tinha uma bacia quebrada, que fiz de vaso para as salsinhas e umas floreiras de plástico, daquelas bem baratinhas e plantei o orégano e a cebolinha.




É muito fácil, em qualquer lugar, em qualquer tipo de vaso, reaproveite latas vazias e potes diversos, não se esqueça de fazer furos no fundo para a água escoar. Escolhido o vaso, coloque argila expandida, pedrinhas ou mesmo pedaços de isopor, sim, você pode reaproveitar restos de isopor, picadinho pra colocar no fundo, antes de colocar a terra. Em seguida coloque a terra que você pode comprar ou pedir o vizinho, se não tiver um quintal como eu, e semeie as sementes que você encontra em lojas de ração, supermercados, entre outras. Faça covas rasas, pois a semente não pode ficar muito fundo, senão ela não terá forças para brotar. Depois regue com pouca água.
Dentro de 2 semanas a semente já começa a brotar.

Lembre-se que para se ter uma hortinha bem cuidada, é preciso regar todos os dias, de manhã bem cedinho ou à noite. Se o clima estiver muito quente, você poderá regar na parte da manhã e à noite. A hortinha também gosta de sol, pelo menos umas quatro horas por dia. Eu costumo jogar casca de batata, cenoura, cebola, abóbora, etc., por cima da terra para adubar, isso já é uma dica da minha mãe... bom, acho que funciona... rsrs


O bacana é que sempre terá esses temperos à mão, pois ao colher, você não precisa arranca-los pela raiz, é só cortar bem próximo à base da cebolinha ou salsinha, que ela cresce novamente.

Fácil, não é mesmo? Eu amo meus temperinhos colhidos na hora e fresquinhos... além de ser uma ótima terapia mexer com a terra.

Pretendo plantar mais algumas coisinhas que em breve posto por aqui...

Por hoje é só... espero que possam se inspirar com a minhas dicas para se ter uma hortinha caseira... Bjim e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário